SEJA BEM-VINDO AO BLOG DA ABCDH ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS HOMEOPATAS

PARTICIPE NOS ENVIANDO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA HOMEOPATIA PARA msgiorgi@terra.com.br















quinta-feira, 22 de março de 2012

CONHEÇA A ABCDH - HOMEOPATIA NA ODONTOLOGIA



Traçando um paralelo entre a evolução histórica da Homeopatia, observa-se que no mesmo ano em que foi fundado a 1ª Escola de Odontologia do mundo "Baltimore College of Dental Surgery", 1840, USA, a Homeopatia foi introduzida no Brasil por Benoit Jules Mure e só 44 anos mais tarde, foi instituído oficialmente, o ensino de Odontologia nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia, em 25 de Outubro de 1884, sendo que a primeira Faculdade de Odontologia foi oficialmente criada em 1933.

O cirurgião dentista, em sua vida profissional, muitas vezes se depara com manifestações patológicas do Sistema Estomatognático, para as quais, apenas o tratamento convencional não proporciona os resultados esperados. O ato odontológico, muitas vezes, é incapaz, por si só, de promover ou restaurar a saúde e/ou prevenir doenças, apesar de toda tecnologia e materiais de última geração utilizados, trazendo grande insatisfação. Esta insatisfação tem sido, a grande responsável por levar tantos profissionais da odontologia a procurar as terapêuticas não convencionais, como a Homeopatia, pois através desta, é possível com bases científicas e sistematicamente, tratar o individuo, valorizando o todo. Passa-se a considerar boca e dentes, como parte desse todo, bem como as manifestações bucais deixam de ser uma doença em si, para significarem reflexos de um desequilíbrio que pode se expressar, por vezes, através de alterações na cavidade bucal.

Atualmente, os cirurgiões-dentistas homeopatas contam com uma associação que é a ABCDH (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS HOMEOPATAS) fundada em 26 de Março de 1993 e que vem, desde então, promovendo atividades científicas como: ciclos de Palestras e conferências, cursos informativos e Congressos. O I Congresso Brasileiro de Homeopatia em Odontologia, foi realizado em São Paulo, no período de 26 a 29 de Maio em 1994. Este primeiro congresso reuniu cirurgiões-dentistas e acadêmicos de vários estados brasileiros, que conheceram e discutiram o tema e sua aplicação em odontologia.

De lá para os dias de hoje, muito aconteceu. Em 2006 quando foi assinada a portaria 971 pelo Ministério da Saúde, através da qual, foi implantada a Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares, que contemplou a homeopatia como terapêutica disponível a todos os usuários dos serviços de saúde pública no país, a ABCDH participou ativamente de todo este processo, desde a primeira reunião.

O Conselho Federal de Odontologia promoveu em 2008, um Fórum de Praticas Integrativas e Complementares e nesta oportunidade a Homeopatia foi aceita como uma pratica legal para o cirurgião dentista e a partir de então, os profissionais que praticam a homeopatia no Brasil precisam estar habilitados para utilizá-la ou para ensinar esta terapêutica.

Mesmo apoiando e participando ativamente de todos estes processos, a ABCDH não abandonou sua vocação de promover a homeopatia em odontologia como ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA e além dos cursos e palestras, contina organizando congressos e para este ano, 2012, o XII Congresso Brasileiro de Homeopatia em Odontologia acontecera na cidade de Belo Horizonte no período de 13 a 17 de novembro.

Mario Sergio Giorgi
Presidente ABCDH (2010/2012).

Contact: abcdhnac@gmail.com
www.abcdh.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário